Uniprime Cooperativa  de Crédito VOLTAR

Conheça o CDCA, título de crédito para o agro

29 de Julho de 2022

Conheça o CDCA, título de crédito para o agro

A agricultura faz parte do nosso cotidiano. Dos alimentos em nosso prato às roupas que vestimos, tudo tem as mãos de um trabalhador rural. No 28 de julho é comemorado o Dia do Agricultor, uma data que, além de celebrar a profissão, direciona os olhares da sociedade para a importância de toda a cadeia que compõe o setor. 


Ao todo, 27,4% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro de 2021 corresponde ao desempenho do agronegócio, o maior desde 2004. Competitiva e grande geradora de empregos, a agricultura nacional foi um dos segmentos da economia do país que apresentou crescimento positivo mesmo durante a pandemia da Covid-19. 


Um segmento tão importante como esse necessita de produtos financeiros específicos e com condições diferenciadas para seu fomento, como o CDCA (Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio), que destina-se a empresas com atividades relacionadas ao setor, como cooperativas de produção, comércio de insumos e de maquinários agrícolas.


Bastante procurado em épocas de planejamento de safra, o título de crédito para o agronegócio é uma modalidade mais barata do que as linhas tradicionais disponíveis no mercado, além de possuir incentivos fiscais como alíquota zero e a possibilidade de abatimento na base de cálculo do Imposto de Renda. 


Na prática, o CDCA é um título de crédito de livre negociação com base em lastros de títulos de recebíveis vinculados ao agronegócio, e sua comercialização também gera lastro para emissão de LCA (letra de crédito do agronegócio), outro ótimo produto de investimento ligado ao agronegócio.


O CDCA Uniprime do Brasil possui taxas atrativas e outras vantagens como fonte de financiamento adequada às demandas sazonais do agronegócio, agilidade na concessão e liberação do crédito e ainda o retorno de parte dos juros pagos na distribuição anual de lucros (sobras). 


Este tipo de certificado de crédito é um produto de investimento em renda fixa que ajuda a fomentar a produção agrícola no Brasil, com excelente rentabilidade ao investidor.


COMPARTILHAR: